O tapete de Yoga ou Yoga Mat é um acessório importante para praticar Yoga, ter o seu próprio tapete faz toda diferença e você pode carregá-lo para onde quiser.
Muito se fala em como escolher um tapete de Yoga, costumo recomendar aos meus alunos que adquira um tapetinho que caiba no seu bolso, ou seja, que seja acessível.
Hoje em dia com o crescente número de praticantes de Yoga no mundo, a oferta do tapetinho de Yoga acompanhou esse crescimento e o seu valor pode variar muito.
Existem tapetes dos mais variados materiais feitos de PVC, EVA, cortiça e etc. Mas sinceramente, sabe o que você precisa? De algo para forrar o chão e proteger seu corpo do solo frio, apenas isso.
E você sabe como esse acessório tão importante surgiu?
Definitivamente, os antigos yoguis e sábios não usavam tapetinho, historicamente, dizem que eles usavam pele de animal ou um cobertor ou o chão mesmo, mas nada comparado com o que usamos hoje em dia.
Na década de 60, o lendário Guruji B.K.S. Iyengar durante sua passagem pelo Reino Unido ele descobriu que seus pés escorregavam em piso de madeira e um dia enquanto estava na Alemanha viu um tapete de borracha verde usado para impedir que as pessoas escorregassem e então decidiu testar, tirou, experimentou e deu certo!
Não escorregou mais! Ele deu o nome de “tapete pegajoso” ou “tapete verde”. E nesse inicio a Alemanha foi pioneira na fabricação de tapetes de Yoga e ao longo do tempo foi se popularizando, nos últimos 20 anos, muitos países fabricaram e exportaram esses tapetes, como Alemanha, EUA e agora China.
Dizem que perguntaram ao Guruji porque ele não patenteou a ideia do acessório, e ele respondeu: “os Rishi Munis patentearam seu conhecimento?”.
Me conta, gostou de saber?