O Yoga é uma ciência muito antiga, sua origem se perdeu no tempo, mas sabemos que nasceu na Índia, país localizado no sul do continente asiático.
Na história do Yoga acredita-se que a prática existe há mais de 5.000 anos e sua primeira referência foi encontrada em Rigveda, a escritura mais antiga. Outros achados arqueológicos de figuras esculpidas em posturas de Yoga datado aproximadamente de 3.000 a.C foram encontrados na antiga civilização do Vale do Rio Indo.
A palavra Yoga é traduzida do sânscrito para português como União, é derivada da palavra sânscrito “Yuj” que significa “juntar”. Essa união é considerada, em termos espirituais, como a união da consciência individual com a consciência universal.
Os primeiros registros escritos encontrados foram feitos por Patanjali e ele definiu: “O yoga é uma paralisação completa das modificações mentais para que a visão (drashta) seja estabelecida em si mesmo”. E Swami Shivananda, líder e defensor do Yoga, explicou: “Yoga é uma integração e harmonia entre pensamento, palavra e ação”. O professor Hermógenes, divulgador do Hatha Yoga no Brasil em seu livro Yoga para Nervosos descreveu: “Onde reina o caos, Yoga leva cosmos”.
Segundo Patanjali, o objetivo final do Yoga é libertar o ser humano do sofrimento.
Está longe de ser religião ou crença!
Pode ser uma atividade física, porque trabalha o corpo.
Pode ser uma ferramenta de autoconhecimento, porque leva a interiorização e a auto-observação.
Faz parte da cultura indiana. Não é religião e não tem religião, mais leva a uma conexão com algo maior que si próprio.
E afinal, o que é Yoga?
Gosto da seguinte definição:
“Yoga é uma ciência do desenvolvimento da consciência do ser humano”
A prática nos leva ter um corpo forte e saudável e uma mente equilibrada e calma.
E só há uma maneira de entender o real significado do Yoga, praticando!
Vamos para o tapetinho?
Com carinho,
Marilia.