Da minha cozinha: Receita do Chai

O inverno chegou em São Paulo e essa semana os termômetros marcaram abaixo de 9°C e que tal se aquecer degustando uma bebida quentinha tipicamente indiana?

O Chai é o café dos indianos, enquanto aqui no Brasil quando recebemos uma visita em casa oferecemos o café, os indianos oferecem o Chai.

E antes de apresentar a receita quero falar da origem do Chai. Acredita-se que o Chai, que significa ‘chá’ em hindi, tenha raízes que marcam mais 5.000 anos, quando os imperadores indianos bebiam uma mistura ayurvédica de especiarias para promover energia e bem-estar.

O Chai invoca a sensação de conforto, energia e calor. Cada família ou casa de chá tem sua própria receita, por isso não existe uma certa pode ser mais doce, mais gengibre ou mais leitoso, não há dois chais iguais. Então, aí vai a minha versão!

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de água

1 xícara (chá) de leite tipo A integral ou leite vegetal de sua preferência

2 colheres (chá) de chá preto

1 pedaço pequeno de gengibre

4 grãos de pimenta-do-reino

3 cravos-da-índia

1/2 rama de canela

2 bagas de cardamomo

Rapadura ou açúcar a gosto para adoçar

MODO DE PREPARO

Com um pilão macerar o gengibre, os cravos, a canela, os grãos de pimenta e as bagas do cardamomo transfira para uma panela e acrescente a água, leve ao fogo baixo e assim que ferver acrescente o chá preto. Deixe o chá preto ferver com as especiarias por 2 minutos e adicione o leite, deixe ferver até subir o leite, retire do fogo espere baixar e volte a ferver até subir, essa técnica de dupla fervura garante um Chai mais cremoso. Coe, adicione a gosto os pedaços de rapadura ou açúcar para adoçar e sirva.

Você ainda pode acrescentar mais especiarias como aniz estrelado ou retirar alguma das sugeridas acima, como preferir. Essa receita serve 2 xícaras de chá. 

Quando fizer o seu Chai faz um post no Instagram e marca @mariliayoga, combinado?

Com carinho,

Marilia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Santosha: Contentamento

Santoşādanuttamasukhalābhaḥ PYS 2.42 Tradução:Santoşāt: de contentamento;anuttamah: insuperável;sukha: prazer, felicidade;läbhaḥ: ganho FELICIDADE INIGUALÁVEL VEM DA PRÁTICA DO CONTENTAMENTO. Hoje, vamos falar sobre um dos princípios mais

Leia Mais »

O que é o Yoga

O Yoga é uma ciência muito antiga, sua origem se perdeu no tempo, mas sabemos que nasceu na Índia, país localizado no sul do continente

Leia Mais »